quinta-feira, 15 de setembro de 2011

10 mil acessos!!!


O professor Onoél gostaria de compartilhar com todos os nossos leitores a alegria de alcançarmos na noite de 15/09/11 a marca de 10 mil acessos em um período de 6 meses de existência do blog. Temos em média 1.666 acessos por mês.
 Este número motiva a continuar fazendo deste blog um espaço para a aprendizagem significativa na era digital.

Muito obrigado!!!

domingo, 11 de setembro de 2011

Rádio História - 8º ano



Prazo para entrega: 25/09/11 até as 12 h (meio-dia)

Em viagens no tempo e no espaço, a rádio acompanha “ao vivo” os acontecimentos que marcam a História do Brasil e do mundo.
A ideia de uma rádio que fosse de fato “testemunha ocular da História” – como se intitulava o programa “Repórter Esso” (1941-1968) – nasceu da constatação da intimidade que os estudantes têm com diversas ferramentas tecnológicas.
A proposta de construção colaborativa de uma rádio virtual abre a possibilidade de reunir o uso de softwares de gravação e edição e a publicação das notícias por meio do blog do professor Onoél. Acima de tudo, mantém a principal ferramenta de qualquer trabalho prático com essa faixa etária: sua criatividade.
1ª etapa: Divisão de grupos (3 integrantes) e pautas de cada um.
2ª etapa: Estudo em classe, pesquisa complementar por parte dos alunos, produção dos textos e, finalmente, a gravação, a edição e a postagem no YouTube.
Para colocar a rádio “no ar”, são necessários poucos recursos: um computador com ferramentas de multimídia, software para edição de arquivos de vídeo (movie maker, ou qualquer outro da sua preferência) e acesso à Internet. Modelos de reportagens da Rádio História pode ser ouvidos aqui, onde qualquer um pode ouvir os boletins.

Ex. URGENTE!!! Sertanejos de Canudos derrotam novamente a República!!!!

As produções serão feitas pelos alunos no laboratório de informática da escola, agendando horário com o professor Adalberto, ou em sua casa. Uma vez gravados os boletins, a etapa final é de responsabilidade do professor de publicar no blog.
Além das vozes de apresentadores, repórteres e entrevistados, os boletins podem ser incrementados com efeitos sonoros relacionados ao evento relatado. Na cobertura da terceira expedição enviada a Canudos, por exemplo, sons de artilharia são ouvidos ao fundo. Já a repórter que cobria na rua a Revolta da Vacina foi interrompida pelo barulho da baderna que tomou conta da capital federal. Chega-se a ouvir um bonde tombando. A sonoplastia transmite a impressão de que o repórter realmente fala do local onde ocorreram os fatos, enriquecendo o resultado final, esta é a “cereja do bolo”. O único cuidado que se deve ter é o de utilizar sons ou canções com licença gratuita, para evitar qualquer problema legal devido a possíveis direitos autorais. Existem sites na Internet que fornecem conteúdo gratuito como:
Para padronizar todas as reportagens tem que iniciar assim:

Inicio

Olá aqui quem fala é ............................... da rádio história, programa ........................., acabamos de receber uma notícia que esta abalando a estrutura brasileira.................................


Seu texto


Fim

A rádio História é um oferecimento da Escola Vereador Santa, a escola que te prepara para o futuro!

A qualquer momento voltaremos com mais notícias com acontecimentos que marcam a História do Brasil e do mundo.
   
Depois de publicar sua reportagem no YouTube, poste um comentário na notícia com as seguintes informações:
  1. Integrantes:
  2. Números:
  3. Turma:
  4. Assunto:
Link do vídeo no YouTube:
É isso aí pessoal  mãos a obra!!!