quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PATRIMÔNIOS HISTÓRICO-CULTURAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ


Os patrimônios histórico-culturais da nossa cidade são os bens que são representativos para aquela sociedade e documentam sua história e sua memória. Esses bens podem ser materiais, como edifícios, igrejas, monumentos, ou imateriais, como uma dança ou uma técnica de trabalho. Eles guardam a memória de uma comunidade e/ou de uma nação e por isso entende-se que devam ser preservados para que as gerações seguintes também possam ter acesso a essa memória.

Entre os bens relacionados estão:

1.    Atracadouro de embarcações de pesca artesanal (bairro da Barra);
2.    Carioca (Bairro da Barra);
3.    Casa Açoriana (Parque Cyro Gevaerd);
4.    Casa de alvenaria (Av. Alvin Bauer, esquina com Avenida Central);
5.    Casa Linhares (bairro da Barra);
6.   Embarcações (canoas, botes e baleeiras em toda a margem do Rio Camboriú);
7.   Engenho de Farinha (se encontra nos Bairros São Judas Tadeu e Taquaras);
8.   Hotel Fischer (Av. Atlântica, pontal sul);
9.    Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Rua Indonésia, bairro das Nações);
10. Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (2.300, centro);
11. Igreja nossa Senhora do Bom Sucesso (Bairro da Barra);
12. Marambaia Cassino Hotel (Av. Atlântica, pontal norte);
13. Paróquia Santa Inês (Rua 1400, Centro);
14. Pesca da Tainha;
15. Ponte pênsil (Bairro Vila real);
16. Praça do Pescador (Bairro da Barra);
17. Salgas (margem do Rio Camboriú);
18. Sitio arqueológico (Praia de Laranjeiras);
19. Monumento Janio Quadros (Av. Atlântida);
20. Praça Marques de Tamandaré (Av. Atlântida);
21. Sereias (Avenida do Estado);
22. Cristo Luz.

ATENÇÃO SE ORGANIZE:
·         Este trabalho é individual;
·         Obrigatório ter a foto do patrimônio;
·     Data de entrega do cartaz e apresentação dia 14/11/2011 (segunda-feira). Não será permitida a entrega de trabalhos atrasados.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

sábado, 15 de outubro de 2011

CASA DO HOMEM DO MAR

Os alunos do C.E.M. Vereador Santa do 7ª ano visitaram no dia 15/10/2011 (sábado) o museu "CASA DO HOMEM DO MAR" se localiza em Bombinhas, SC. A Casa do Homem do Mar é um Museu de História Naval, e busca resgatar, desde os primórdios da humanidade até nossos dias, a relação do homem com os oceanos em seus mais variados aspectos. Você encontra toda a história marítima da humanidade. Um museu muito bem organizado, por áreas temáticas e amplo acervo, recomendamos a todos! 
Agradecimento especial as alunas monitoras do 8ª ano e a professora de português Kelly­ Ambrosio­ ­­ que prontamente aceitou o convite para ir junto no museu, bem no dia do professor! 

Seguem algumas fotos:


Localização:

Visualizar Casa do Homem do Mar em um mapa maior

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

domingo, 9 de outubro de 2011

Alunos do C.E.M. Vereador Santa de Balneário Camboriú chega as quartas de finais na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Duas equipes do C.E.M. Vereador Santa se destaca nacionalmente, por chegar as quartas de finais com mais de 65 mil inscritos na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB),  deixando para traz 60 mil competidores em todo o Brasil e ficando entre as 22 equipes do estado de SC. A competição acontece do 8ª ano do ensino fundamental até o 3ª ano do ensino médio, com as mesmas provas. A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa inédita no país. Mais comum nas áreas das Ciências Exatas, a inserção do estudo da História em uma competição envolvendo estudantes do ensino fundamental e médio evidenciou uma imensa demanda reprimida por atividades nesse sentido. A Olimpíada acontece uma vez por ano e, em sua terceira edição, em 2011, contou com mais de 65 mil inscritos, com representantes de todos os estados do território nacional.
Envolvendo conhecimentos fundamentais para a formação, tanto científica, quanto cidadã do estudante, a Olimpíada Nacional em História do Brasil envolve as equipes em um estudo não apenas de conteúdo, mas de olhar e pensar criticamente a história.
O trabalho coletivo é um dos princípios da Olimpíada. Todas as suas fases são realizadas em equipes, compostas por três estudantes e um professor. As provas são estruturadas para serem realizadas em conjunto pela equipe e com consulta, favorecendo processo de aprendizagem dos conteúdos durante toda a competição.
A metodologia utilizada permite aos estudantes e professores trabalharem como historiadores, pelo contato direto com documentos históricos, imagens e informações que precisam ser analisadas e processadas. As respostas apresentam graus diferentes de acerto, demandando debate entre o grupo.
A utilização da internet é outro aspecto inovador do projeto, pois incentiva os alunos a entender como acontece a história e não mais decorar datas e fatos!

O professor orientador Onoél Neves de Oliveira parabeniza as duas equipes:
  • Eduarda Heloisa Costa Duarte - 8ª AM
  • Grazielle Bohora Silva Gonçalves - 8ª BM
  • Leticia Cristina Joaquim - 8ª BM
  • Leticia Daiane Bencke da Silva - 8ª BM
  • Richard Vieira Wolff - 8ª AM
  • Vitória Imai Amorim - 8ª AM

200 anos da chegada da família real

A Corte portuguesa aportava no Rio de Janeiro. Conheça os personagens deste marco histórico e leia análises sobre seu impacto
 

Como os estudantes usam a tecnologia?

Students Love Technology
Via: OnlineEducation.net