sexta-feira, 27 de abril de 2012

Navegações marítimas - 7º ano


Para quem curte recortar e colar miniaturas em papel no site Recorte e Cole uma dica muito legal. Trata-se de um site com vários modelos de transportes, construções e monumentos em miniaturas para montar.
O site Recorte e Cole disponibiliza os arquivos em PDF das peças para montar, assim como as instruções. Os únicos materiais necessários são tesoura, cola branca escolar e um palito. O autor recomenda a utilização de papeis com gramatura de 90 a 120 g/m2, em tamanho A4.
Me chamou a atenção o potencial educativo destas miniaturas. Como muitas delas têm elementos históricos, trata-se de uma atividade lúdica para o aprendizado desta disciplina.
A caravela foi uma embarcação criada pelos portugueses e usada por eles e também pelos espanhóis durante a Era dos Descobrimentos, nos séculos XV e XVI.
 A atividade é:
Monte a Caravela Portuguesa: miniatura da embarcação utilizada pelos portugueses durante as Grandes Navegações.
Baixe gratuitamente os arquivos com o modelo para serem impressos.
Não deixe de ver as dicas e as instruções de montagem deste modelo.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Prova - 7º e 8º anos

Atenção estudantes 7º e 8º anos, a semana que vem tem prova de história, estudem seus conhecimentos serão postos a prova!!!
Aproveite segunda-feira para estudar, no blog tem vários materiais para revisar!!!


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Vídeo: Canudos e Contestado - 9º ano


Este vídeo sobre Canudos e Contestado: Guerras de Deus e do Diabo, aborda aspectos referentes a Guerra de Canudos e a Guerra do Contestado. Mostra o desfecho da Guerra de Canudos e inicia o desenrolar da Guerra do Contestado, apresentando suas causas, seus principais líderes e suas demais características.

Resumo: República Oligárquica -9º ano

APRENDENDO A FAZER UMA PESQUISA DE OPINIÃO - 9º ano


Atenção entrevistador:
dicas legais para não “pagar aquele mico” na hora de fazer entrevistas.
1- Capriche na estrutura: a entrevista deve conter título e uma introdução, ou seja, um pequeno texto em que se apresenta o entrevistado e o assunto a ser tratado.
2- Não esqueça a apresentação: você deve apresentar o nome do entrevistado e do entrevistador antes da fala de cada um.
3- Cuidado com a linguagem: evite utilizar linguagem muito informal. Respeite a individualidade do entrevistado.
4- Fique ligado no tempo: procure saber quanto tempo você terá para a entrevista; se forem poucos minutos, vá direto ao assunto e evite introduções desnecessárias.
5- Prepare bem: Antes de realizar a entrevista, informe-se sobre o entrevistado e o assunto. Além disso, não confie apenas na memória. Faça anotações e, se necessário, leve um gravador.
6- Tenha paciência: Espere o entrevistado concluir seu pensamento para fazer uma nova pergunta. Preveja respostas possíveis e prepare novas perguntas a essas respostas.
Para o roteiro da entrevista click na imagem:

T.I.C'.s na Educação

terça-feira, 3 de abril de 2012

Como eram as guerras medievais? - 7º ano

Durante a Idade Média, a Europa foi palco de inúmeras guerras sangrentas que levaram à morte de milhares de pessoas. Estas guerras aconteciam por diversos motivos: disputas territoriais, saques, questões políticas, rivalidades familiares e aumento de poder. As guerras eram tão importantes na sociedade medieval, que a nobreza militarizada, principalmente a cavalaria, tinha uma posição de destaque nos feudos e reinos. Os guerreiros possuíam grande importância e prestígio social e econômico. Preparavam-se desde a infância para serem guerreiros eficientes, leais e corajosos.
Estas guerras aconteciam entre feudos, reinos e até mesmo religiões. Neste último caso, podemos citar as Cruzadas, que foram batalhas entre cristãos e muçulmanos. As relações de vassalagem e suserania mobilizavam grandes contingentes de cavaleiros e guerreiros para as guerras. As guerras envolviam a utilização de vários armamentos. Entre os pessoais, podemos citar espada, elmo, armadura e escudo. O cavalo era o meio de transporte usado para o deslocamento durante as batalhas. Além dos instrumentos pessoais, podemos citar a catapulta. Esta arma era muito usada na invasão dos castelos.
Cavaleiro medieval

Resumo Revolução Francesa 8º ano