domingo, 17 de junho de 2012

Regimes Totalitários - 9º ano


guernica_3D - 9º ano


Quem estuda os regimes totalitários nazi-fascistas, no período entre-guerras, acaba se deparando com o famoso quadro Guernica, do pintor Pablo Picasso. Esta obra retrata o massacre da cidade de Guernica, no país basco, bombardeada em 1937 pelos aviões da Luftwaffe alemã, em plena Guerra Civil Espanhola. Um ensaio para a Segunda Guerra Mundial, portanto.
Os traços presentes no quadro representam o sofrimento do povo espanhol diante da guerra e é carregado de significados. Neste sentido, veja uma versão do quadro em 3D, que decompõe cada elemento desta obra magnífica.



sexta-feira, 8 de junho de 2012

Exposição: Senta a Pua! 9º anos



Buscando uma materialização de seu conhecimento foi produzido em miniaturas aviões da 1º e 2º Guerra mundial.
O avião vermelho é uma réplica aproximada do avião do lendário Barão Vermelho, o aviador alemão Manfred von Richthofen da Primeira Guerra Mundial. A pintura procurou ser fiel à pintura feita por este famoso piloto.
Em verde este é uma réplica do avião norte-americano usado durante a Segunda Guerra Mundial pelo 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, o Senta a Pua.

Senta a Pua:
No dia 06 de outubro de 1944, os integrantes do 1º Grupo de Aviação de Caça do Brasil desembarcaram no porto de Livorno, na Itália, para participar da Segunda Guerra Mundial integrando o 350º Fighter Group. Faziam parte do grupo 466 pessoas: 49 pilotos e 417 homens de apoio. A saga do 1º Grupo de Aviação de Caça é contada por seus próprios pilotos, veteranos do mais importante conflito bélico do século XX, cujas ações contribuíram para a garantia da vitória aliada na Europa.




APRENDENDO A FAZER: UM TRABALHO DE CAMPO – 8º ano

Clique na imagem para ver os detalhes da pesquisa