segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Férias!!!


Parabéns aos estudantes que já estão de férias, depois de um ano árduo, agora é descansar e ser feliz!!!



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

2ª Noite do X salada


Defenda sua fome!
Se você não joga aposto que come!

Filme Quanto Vale Ou É Por Quilo? 8ª e 9ª ano



Sinopse e detalhes
Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.

Música Chegança. - 7º ano

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Anúncio de fuga de escravos

Algumas marcas do castigo

Na segunda metade do século 19, perto do final da escravidão no Brasil, alguns jornais de São Paulo anunciavam fuga de escravos. Era um serviço prestado ao proprietário que buscava o escravo fujão por meses e até anos. Os anúncios chamam a atenção pela forma como o negro era descrito, com particularidades físicas, morais, pessoais, profissionais e intelectuais. 
Um anúncio publicado no Correio Paulistano no ano de 1874 diz assim: 
  


“Fugiu da fazenda de Francisco Prudente, da cidade de Casa Branca, o escravo Deolindo. Natural da Bahia, ele tem sinais de castigo nas nádegas, é alto, tem corpo regular,..., idade de 40 anos mais ou menos, fugiu com ganchos e deve ter sinais de ferros nos braços e pés” .

Outro exemplo do mesmo jornal Correio Paulistano, agora em 1886, trata da fuga de uma escrava assim retratada: 

“De José Antonio de Souza residente em Itu fugiu há cinco meses a escrava Balbina, mulata de 50 anos, estatura pequena, rosto comprido, cabelos não bem pretos, bonita figura, prosa de corpo, bons dentes, fala com doçura e em uma das faces, abaixo do olho, tem uma cavidade mui pequena”.

O próximo anúncio foi publicado no Jornal Província de São Paulo de março de 1887: 

“Fugiu Américo, crioulo de 38 a 39 anos, alto e bem feito de corpo, bons dentes, costuma fazer a barba, usa bigode, conversa bem, traja bem, é bom carpinteiro e pedreiro, leva consigo algum dinheiro seu, é bonito e é escravo de estimação”. 

Por meio de registros como esses percebemos diferentes relacionamentos entre senhor e escravo. Havia intimidade, afetividade, castigo e distanciamento. Mais de 100 anos depois, a imprensa torna possível conhecermos estes detalhes da história do Brasil.

Texto: Célio Losnak
Locução: Ana Carolina Costa, Giovani Vieira e Célio Losnak


10 curiosidades históricas do MR-8