domingo, 24 de março de 2013

Sobre os pilares do descaso - 9º ano

Há tempos que o homem procura superar barreiras em busca de sustento ou abrigo. As primeiras pontes que surgiram aconteceram por causa de troncos que caíram sobre os rios de forma natural. Com isso, o homem passou a copiar, assim surgindo as pontes, que eram feitas de troncos de árvores. Desde a antiguidade, os povos civilizados construíram pontes com arte, de madeira ou de cordas, na forma de vigas, vigas escoradas e vigas armadas simples.
Chineses, romanos e turcos desenvolveram várias pontes para atravessar obstáculos. Com o surgimento das ferrovias, tornaram-se necessárias grandes pontes para suportar cargas pesadas. A partir de 1900, começaram a surgir as pontes de concreto, onde este substituía a pedra como material de construção.
Em 1912, surgiram pontes em vigas e pontes em pórtico. Simultaneamente, as pontes em arco de concreto atingiram dimensões cada vez maiores.
A evolução da humanidade se processa de forma contínua, volta e meia têm-se observado alguns saltos esporádicos de maior transformação quando invenções tecnológicas inovados chegam ao mercado consumidor.
Analisando a história, logo vemos que ela é de fato permeada de significativos desenvolvimentos que marcaram o destino da humanidade.



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quarta-feira, 13 de março de 2013

Resumo da 1ª Guerra Mundial - 9º ano



Causas da Primeira Guerra Mundial:

- Imperialismo: Partilha da África e Ásia (insatisfação da Itália e Alemanha que ficaram com territórios pequenos e desvalorizados)
- Concorrência econômica entre as potências européias e corrida armamentista: política da Paz Armada
- Nacionalismos (pan-germanismo e pan-eslavismo) e rivalidades entre as potências

Início da Guerra
- Estopim (começo) : assassinato do príncipe do Império Austro-Hungaro Francisco Ferdinando
- A guerra espalha-se pela Europa e por outras nações do mundo
- Formação de Alianças:
Entente (Inglaterra, França e Rússia) x Aliança ( Itália, Alemanha e Império Austro-Húngaro)

- Brasil participa ao lado da Tríplice Entente, enviando enfermeiros e medicamentos
- Guerra de Trincheiras

Novas Tecnologias de Guerra
- A participação das Mulheres como operárias na indústria de armamentos
- Uso de aviões, submarinos e tanques de guerra.

O Fim da Guerra
- 1917 : entrada dos EUA e derrota da Tríplice Aliança ( Alemanha e Império Austro-Húngaro)
Saída da Rússia
- O Tratado de Versalhes: imposições a Alemanha
- Resultado da Guerra : 10 milhões de mortos / cidades destruídas / Campos arrasados

Ouro e Cobiça (Ouro Preto, 1719) - Histórias do Brasil - 8º ano

segunda-feira, 11 de março de 2013

A História dos Direitos Humanos - 9º ano

6 Instrumentos Utilizados para Contar o Tempo - 6º ano

O estudo do Tempo é um tema importante em História. Afinal, sem o Tempo não há passado e sem passado não há História. Não obstante a importância teórica envolvida em nossa querida disciplina, estudar o Tempo também serve para percebermos que nossa forma de contar o tempo não é a única que existe. Cada cultura cria uma maneira de mensurar o tempo.

E esta lista vai mostra que, além do velho relógio de pulso, muitas outras formas já foram criadas no decorrer da História:

Ampulheta



A Ampulheta é um instrumento que foi criado por volta do séc. VIII. Também é conhecida como relógio de areia. É constituída de duas âmbulas e um pequeno orifício, com uma certa quantidade de areia, cuja passagem de um âmbulo ao outro serve para marcar o tempo. Era frequentemente utilizada em navios e igrejas.

Relógio de Sol



O Relógio de Sol foi criado por volta de 1500 a.C. Ele mede a passagem do tempo pela observação da posição do Sol. Os tipos mais comuns, como os conhecidos "relógios de sol de jardim", são formados por uma superfície plana que serve como mostrador, onde estão marcadas linhas que indicam as horas, e por um pino ou placa, cuja sombra projetada sobre o mostrador funciona como um ponteiro de horas em um relógio comum.

Clepsidra



A Clepsidra foi criada por volta de 1400 a.C. Também chamada de relógio de água, foi um dos primeiros sistemas criados pelo homem para medir o tempo. Trata-se de um dispositivo movido à água, que funciona por gravidade, no mesmo princípio da ampulheta (de areia). O tipo mais comum utiliza dois recipientes, um com água e outro vazio. A água passa para o recipiente vazio, levantando uma boia atrelada a um ponteiro, que marca o tempo.

Relógio de Vela



O Relógio de Vela foi criado por volta do séc. VIII. Consiste em uma vela normal, demarcada com uma escala horária. O tempo é marcado pela velocidade de queima da vela. Foi bastante usado pelas cortes europeias do Antigo Regime. Sua utilização se dava principalmente no período noturno, servindo tanto para marcar as horas como para produzir luz. Velas de espessuras diferentes eram empregadas de acordo com os períodos de tempo que se desejasse marcar.

Relógio de Pêndulo



O Relógio de Pêndulo foi criado no ano de 1656. Utiliza pesos para fornecer a energia necessária para mover os ponteiros. A partir e do século XX, este instrumento foi superado em precisão pelo relógio de quartzo e depois pelo relógio atômico, mas continua a ter certo emprego pelo seu valor estético e artístico. A regularidade no movimento de um pêndulo foi estudada por Galileu Galilei no século XVI, mas a invenção do relógio de pêndulo é atribuída ao holandês Christiaan Huygens.

Relógio Atômico



O Relógio Atômico foi criado em 1955. Seu funcionamento depende das propriedades do átomo. Desde 1967, a definição internacional do tempo baseia-se num relógio atômico, assim como os relógios, satélites e aparelhos de última geração. Ele é considerado o mais preciso já construído pelo homem e mesmo assim atrasa: 1 segundo a cada 65 mil anos!
Fonte: História digital