sábado, 6 de abril de 2013

Guia de estudo sobre a Revolução Francesa

Olá pessoal achei bons recursos didáticos, no site história digital, com o objetivo de potencializar o aprendizado. Assim, neste artigo disponibilizamos um farto material que certamente vai contribuir para seus estudos.

Resumo

- Revolução Francesa: este resumo apresenta um panorama completo da Revolução Francesa, incluindo causas, divisão da sociedade francesa, personagens centrais, fases e grupos revolucionários.

Quiz

- Quiz (Revolução Francesa): Este quiz está integrado ao resumo sobre a Revolução Francesa. Por isso, sugiro antes a leitura do resumo. Em seguida, teste os seus conhecimentos.

Listas

- 6 Grandes Personagens da Revolução Francesa: o alcance da Revolução Francesa é motivo de discussão entre os historiadores até hoje. Considerando este impacto, nesta lista, vou apresentar 6 personagens que tiveram grande papel durante o período.

Vídeos

- O Século das Revoluções: neste vídeo, você entenderá por que a Revolução Francesa foi um dos acontecimentos mais importantes da História, do ponto de vista da cidadania.

Música

- Marselhesa, Hino da Revolução Francesa: por ter sido criada no início da Revolução Francesa, o hino é um importante documento histórico, relacionado aos anseios da população francesa no final do séc. XVIII (com áudio e letra traduzida).



Imagens

- Imagens (Revolução Francesa): conjunto de imagens do período, fatos, caricaturas e personagens para viajar no tempo. Possui legenda de apoio.

Visitas Virtuais

- Palácio de Versalhes: desde 1682, quando Luís XIV se mudou de Paris, até a família Real ser forçada a voltar à capital em 1789, a Corte de Versalhes foi o centro do poder do Antigo Regime na França.

Clássicos

- Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão: escrito em 1789, por membros da Assembléia Nacional Constituinte da França, proclama as liberdades e os direitos fundamentais do homem moderno, de forma ecumênica, visando abarcar toda a humanidade.

Filmes
- A Revolução Francesa: documentário que abarca os fatos a partir de julho de 1789, quando zangados parisienses invadiram e destruíram a Bastilha, ato que foi deflagrar uma das revoluções mais sangrentas da história. (Este documentário que foi assistido na escola)
- Maria Antonieta: filme sobre a vida da princesa austríaca Maria Antonieta, a partir do momento em que é enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis XVI, como parte de um acordo entre os países.
- A Inglesa e o Duque: filme que narra a vida de Grace Elliot, uma jovem aristocrata escocesa que vive em Paris durante a Revolução Francesa e tem um romance com o Duque de Orleans, primo do rei da França.
- Casanova e a Revolução: O filme trata do junho de 1791, quando uma diligência que fazia a ligação Paris-Verdun segue de perto a carruagem real na qual fugiam Luís XVI, Maria Antonieta e os seus filhos.
- O Pimpinela Escarlate: desafiando o período do Terror, há o misterioso inglês Sir Percy Blakeney, que, disfarçado e deixando no local apenas uma pequena flor vermelha, faz corajosos resgates.

É isso ai pessoal, bons estudos!!!