segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Participantes da 5º olimpíada (ONHB)

Sugestões da Comissão Organizadora

   
a) Forme sua equipe
A equipe deverá ter 3 participantes, orientados por um professor de História. Dica: cada membro da equipe é único e possui características e qualidades diferentes. Saiba reunir o melhor de cada participante. Descubra talentos!
   
Não esqueça que o professor faz parte do grupo para auxiliá-lo durante o processo de participação na Olimpíada, questionando, ajudando a equipe a ler, a encontrar materiais subsidiários, a estudar e a conhecer seus pontos fortes e fracos. O professor, assim, não substitui a equipe. Seu papel é o de um orientador.
   
b) Dê uma identidade a sua equipe
Cada equipe escolhe seu nome e pode associar uma imagem a si, na sala da equipe da página da Olimpíada e essa imagem ficará visível para todos os outros participantes. Não utilize imagens ofensivas ou imagens de conteúdo pornográfico ou violento.
   
Escolha com carinho o nome da equipe: pense em um nome que expressa o grupo e suas ideias e que vocês gostariam que fosse chamado ao microfone na cerimônia final de premiação. Confira se a grafia do nome está correta e lembre-se de que não serão feitas alterações de nomes de equipes. Muita atenção: nomes de equipe ofensivos ou que incitem a preconceito de qualquer espécie serão vetados a critério da Comissão Organizadora. A equipe que insistir em utilizar tais conteúdos será desclassificada.
   
c) Marque encontros regulares com sua equipe
Durante os encontros, sua equipe deve distribuir tarefas, trocar ideias, escolher as alternativas a serem selecionadas em resposta às questões e realizar as tarefas. Já no primeiro encontro, estipule um calendário com todas as próximas reuniões da equipe. Uma boa sugestão é realizar as reuniões num horário que todos tenham livre, como antes ou ao final do horário escolar. Ainda, o professor pode decidir utilizar o próprio horário de sua aula, envolvendo os demais estudantes na resolução dos problemas.
   
Procure fazer reuniões longas para que cada encontro seja bastante produtivo, pois quando os amigos se encontram, há muito papo para colocar em dia.
   
d) Selecione um responsável para passar as respostas na página da Olimpíada
Oferecemos a possibilidade de as perguntas serem impressas, caso haja dificuldade em estar o tempo todo em um computador conectado à internet. Isso visa facilitar o trabalho das equipes. Mas, não esqueça! As respostas só podem ser enviadas via internet, e no prazo estabelecido.
   
Lembre-se também que as respostas podem ser salvas em nosso site antes de serem enviadas. Assim, a equipe pode ter um grande “rascunho”, antes de decidir e enviar as suas respostas finais. Porém, respostas em forma de “rascunho” não serão consideradas para o cálculo dos pontos. As respostas de cada fase, bem como a tarefa de cada fase, devem ser enviadas exclusivamente pela internet. Isso pode ser feito com a presença de todos os participantes, ou por apenas um participante que pode, inclusive, ser o professor. Não importa muito quem envia as respostas, mas sim que elas tenham sido decididas coletivamente e após bastante reflexão. O importante é que o grupo entre em acordo sobre quem realizará o envio das respostas, pois este, uma vez realizado, não pode ser desfeito.
   
Certifique-se de ter efetivamente saído do sistema após cada acesso à prova de sua equipe. A utilização de computadores compartilhados, em escolas, lan houses e outros, pode permitir que outra pessoa não autorizada acesse a prova da equipe, caso não se tenha saído do sistema corretamente. Lembramos que a Comissão Organizadora não se responsabiliza pelo mau uso da senha pelas equipes.
   
e) Não deixe para a última hora
Não deixe para enviar as suas respostas na última hora do último dia daquela fase. Imprevistos acontecem. Uma falha no sistema ou alguma dificuldade inesperada podem impedi-los de fazer o envio e, assim, prejudicar a sua equipe de forma irrecuperável.
   
Utilizaremos como hora-padrão o horário de Brasília.
   
f) Participe ativamente
O importante nessa Olimpíada é participar. Estude com atenção as questões, prepare bem as tarefas e explore as sugestões de leitura. Não deixe de enviar suas críticas e sugestões pelo nosso site: elas serão lidas e analisadas com interesse!