terça-feira, 12 de maio de 2015

Esculpindo Vênus de Willendorf - 6º ano




Vênus de Willendorf,
estatueta em pedra que data de cerca de 20 000 a.C.,
com seus seios e quadris fartos e desproporcionais.
Atualmente, encontra-se no Museu de História Natural, em Viena, Áustria.

 Como vimos nas nossas aulas, os grupos paleolíticos dependiam completamente da natureza. E essa dependência teve grande influência no seu pensamento: a natureza era temida e respeitada. Para esses homens, as águas, as matas, os astros, os animais, enfim, eram habitados por espíritos que poderiam ser invocados através de rituais e oferendas. As pequenas estatuetas femininas, talhadas na pedra ou no marfim, e datadas deste período, estariam ligadas a rituais que buscavam a fertilidade humana e a abundância na coleta.      
A escultura é a mais antiga das artes. No período Paleolítico, predominam as figuras femininas, representadas de forma peculiar: as ‘estatuetas votivas’. Esculpir, em pedras de sabão, formas femininas baseadas nas Vênus paleolíticas. Seguindo minhas orientações para a utilização do material, cada um fará, de acordo com a sua sensibilidade, a figura feminina ressaltando as características de representação do período Paleolítico.
Materiais necessários
Papel sulfite
Lápis grafite
Faca sem serra
Faca sem ponta e sem serra
Colher de sobremesa ou chá
Palito de churrasco ou de dente
Sabão de coco em barra ou sabonete

Como esculpir
1. Projetar a escultura no papel sulfite conforme o modelo abaixo
2. Passar o projeto para o sabão de coco.
3. Extrair a parte do sabão que não for necessária na escultura com as facas.
4. Raspar com a colher para tirar angulações.
5. Sempre que necessário, resgatar o desenho com o palito.
6. Raspar suavemente as superfícies para tirar a textura do sabão.
7. Usar o palito para fazer pontos mais fundos e criar sombras.
8. Passar na água corrente.

9. Retirar o excesso de água.
Exemplo:






Os arqueólogos denominaram as estatuetas femininas de Vênus, acreditando que elas correspondiam a um ideal de beleza do homem pré-histórico.Na realidade, como na pintura mágica, o artista talvez quisesse apenas ressaltar as características da fertilidade feminina: por isso acentuava-lhes os volumes. Eram diversos os materiais em que se eram esculpidas as obras: ossos, madeira, pedra, marfim, metais, entre outros.

Modelos:





Imagens: arquivo pessoal da professora Maria Candida