quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Traduza seu nome para Hieróglifo (Alfabeto Egípcio)

Traduza seu nome para Hieróglifo (Alfabeto Egípcio)

Hieróglifo é um termo que junta duas palavras gregas: (hierós) "sagrado", e (glyphein) "escrita". Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais "sagrados".

A escrita hieroglífica constitui provavelmente o mais antigo sistema organizado de escrita no mundo, e era vocacionada principalmente para inscrições formais nas paredes de templos e túmulos. Com o tempo evoluiu para formas mais simplificadas, como o hierático, uma variante mais cursiva que se podia pintar em papiros ou placas de barro, e ainda mais tarde, com a influência grega crescente no Oriente Próximo, a escrita evoluiu para o demótico, fase em que os hieróglifos iniciais ficaram bastante estilizados, havendo mesmo a inclusão de alguns sinais gregos na escrita.
Alfabeto Egípcio:


Neste site abaixo, você poderá escrever o seu nome ou alguma frase qualquer, e será automaticamente transformado em Hieróglifos em forma de imagens.


http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/hieroglifos.html

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Entendendo a Mitologia Grega - 6º ano


"A mitologia é um conjunto de narrativas maravilhosas com personagens sobre-humanos; religião é um sistema de crenças, geralmente míticas, e rituais através dos quais se procura estabelecer um relacionamento com as divindades. Os rituais se caracterizam pela combinação de gestos, palavras e atitudes repetidas em determinadas circunstâncias.
Mitologia
Para os gregos, todas as coisas aparentemente inexplicáveis eram sobrenaturais e decorrentes da ação de divindades que ninguém era capaz de ver ou, então, obra de heróis do passado.
Deuses e deusas comportavam-se como seres humanos: amavam, odiavam, comiam, bebiam, tinham filhos, etc. Eram, porém, imortais, poderosíssimos e muito, muito suscetíveis. Uma simples palavra errada, uma homenagem não efetuada, e a ira divina caía com todo o peso sobre os pobres mortais...
Os deuses mais importantes eram doze e viviam no Olímpio, um monte elevado e constantemente nevado localizado no extremo norte da Grécia. Eram eles:
  • Zeus: senhor do raio e pai dos deuses e dos homens;
  • Hera: a protetora do casamento;
  • Deméter: a deusa da agricultura;
  • Poseidon: o senhor dos mares;
  • Afrodite: deusa do amor sensual;
  • Atena: deusa da sabedoria;
  • Ares: deus da guerra;
  • Apolo: deus da adivinhação, da música e da medicina;
  • Ártemis: deusa da caça e protetora da vida selvagem;
  • Hefesto: deus do fogo e dos metais;
  • Hermes: condutor da alma dos mortos e mensageiro dos deuses;
  • Dioniso: deus do vinho e da embriaguez;
  • Hades: Cuida do inferno.


Deuses no Olímpio
"Os deuses da terceira geração eram os mais importantes. Viviam eternamente em um local que chamavam de Olimpo, primitivamente localizada no alto do Monte Olimpo, na Tessália. Logo, porém, passou a ser situada entre as nuvens, em algum misterioso lugar do céu, e a palavra "Olimpo" tornou-se uma verdadeira abstração.
Dentre os principais deuses olímpicos, doze eram mais importantes e mais poderosos que os demais: cinco filhos do titã Crono, sete filhos de Zeus e uma deusa, Afrodite, de origem um pouco controvertida — de acordo com uma tradição, é filha de Urano; de acordo com outra, é filha de Zeus. Havia também um décimo-terceiro deus, Hades, irmão de Zeus, que não vivia no Olimpo e sim em seu reino, o mundo subterrâneo.
O cânon mais aceito incluía Zeus, Hera, Deméter, Posídon, Afrodite, Atena, Ares, Hefesto, Apolo, Ártemis, Hermes e Dioniso. Mas a lista variava um pouco e Héstia, por exemplo, irmã mais velha de Zeus, aparece em algumas versões.

No Olimpo, os deuses passavam o tempo em maravilhosos palácios, eternamente em festa. Comiam a ambrósia e bebiam o néctar, alimentos exclusivamente divinos, ao som da lira de Apolo, do canto das Musas e da dança das Cárites. Os ventos, a chuva ou a neve não perturbavam a placidez e a tranquilidade dos deuses eternos e bem-aventurados... as perturbações decorriam, via de regra, de sua teimosia em interagir com os mortais e se imiscuir constantemente nos assuntos humanos."