quinta-feira, 8 de outubro de 2015

1822 O caminho da Independência do Brasil - 8º ano

Entenda neste especial desenvolvido por Laurentino Gomes os fatos que desencadearam a Independência brasileira


Jogo 1                           Jogo 2

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Jogo: Batalhas na Guerra do Vietnã

As propostas de paz foram rejeitadas? A guerra é inevitável? Sua nação depende da força do seu exército? Neste jogo, escolha o seu país e batalhe pelos territórios do mapa na famosa Guerra do Vietnã, podendo evoluir seus soldados e novas armas para auxiliá-lo a tornar-se cada vez mais poderoso e preparado para guerra que está por vir.
Para jogar, clique na imagem abaixo
Soldados no campo de batalha

Resumo: Escravidão Africana

http://www.historiadigital.org/resumos/resumo-escravidao-africana/

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Atividade: Jogo sobre Sistema de Parceria - 8º ano

O Segundo Reinado foi um período de grandes transformações sociais, políticas e econômicas no Brasil. Dentre estas transformações, estão a vinda dos imigrantes europeus e asiáticos para trabalhar nas lavouras de café e substituir, gradativamente, o trabalho escravo. Este jogo é sobre o sistema de parceria. Teste seus conhecimentos! Para jogar, clique na imagem abaixo



http://www.educaplay.com/es/actividades/29216/actividad.swf?time=1326880513 



O que foi o sistema de parceria?

Os imigrantes, em grande parte europeus, vieram para substituir a mão-de-obra escrava. Boa parte tentava fugir do desemprego, buscando, no Brasil, melhores condições de vida. Outros foram seduzidos pelas propostas de parcerias dos cafeicultores. Conhecida como Sistema de Parceria, os cafeicultores propunham custear o transporte dos imigrantes europeus até suas fazendas e estes, por sua vez, pagariam os fazendeiros com trabalho. Este sistema, no geral, não obteve sucesso, em razão dos elevados juros cobrados sobre as dívidas assumidas pelos imigrantes, e também dos maus tratos sofridos por eles.