sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

domingo, 13 de novembro de 2011

Concurso Cultural de fotografias “EXERCÍCIO DO OLHAR”

Alguns jurados
O Concurso Cultural de fotografias “EXERCÍCIO DO OLHAR” foi um sucesso. Aconteceu no dia 11/11/11, na III Feira de Conhecimentos Integrados no C.E.M. Vereador Santa.
O trabalho interdisciplinar foi realizado com estudantes dos 7º anos por mais de dois meses, com a professora de matemática Sabrina Martins e o professor de história Onoél Neves. Buscou um novo olhar sobre as imagens, aprendendo a desenhar sobre a luz.
As mais de 60 imagens foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por quatorze professores da rede municipal de ensino. Os principais critérios utilizados na seleção das fotos foram: O enquadramento, a criatividade na composição e a habilidade com as técnicas de captação de luz.
Resultado
1° lugar: Horizonte (Camila Eduarda, Julia Yassuda e Victória Gabriela) - Turma: 7ºDV = 8 votos
2° lugar: Pés descalços (Larissa, Giuliana e Emily) -Turma: 7º AM= 5 votos
3º lugar: Três gatinhos (Jéssica, Luiz e Maria Eduarda) - Turma: 7° CM = 3 votos
Visitantes apreciando as câmeras escuras
(construídas pelos estudantes em uma das oficinas)
  •  Água e quadra de tênis = 1 voto
  • Anoitecer = 2 votos
  • Artesanato coruja = 1 voto
  • Conchinhas = 1 voto
  • Criança feliz = 2 votos
  • Criança no parque = 1 voto
  • Foco perfeito = 1 voto
  • Mão bela = 2 votos
  • Mãos que limpam = 1 voto
  • Natureza, arte desconhecida = 2 votos
  • O grande jogador = 1 voto
  • O Sorriso que faz sorrir = 1 voto
  • Os três mosqueteiros = 1 voto
  • Pensando em sua vida, seus sentimentos e suas escolhas = 1 voto
  • Pés da escola = 2 votos
  • Raiva =2 votos
  • Sim ou tarde = 1 voto
  • Submerso na água = 1 voto
  • Trabalho honesto = 1 voto
  • Um lanche com a galera = 2 votos
Parabéns a todos que exercitaram seu olhar!
Até o próximo ano com o II Concurso Cultural de fotografias do C.E.M. Vereador Santa.
Grupo de apresentação do trabalho interdisciplinar

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PATRIMÔNIOS HISTÓRICO-CULTURAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ


Os patrimônios histórico-culturais da nossa cidade são os bens que são representativos para aquela sociedade e documentam sua história e sua memória. Esses bens podem ser materiais, como edifícios, igrejas, monumentos, ou imateriais, como uma dança ou uma técnica de trabalho. Eles guardam a memória de uma comunidade e/ou de uma nação e por isso entende-se que devam ser preservados para que as gerações seguintes também possam ter acesso a essa memória.

Entre os bens relacionados estão:

1.    Atracadouro de embarcações de pesca artesanal (bairro da Barra);
2.    Carioca (Bairro da Barra);
3.    Casa Açoriana (Parque Cyro Gevaerd);
4.    Casa de alvenaria (Av. Alvin Bauer, esquina com Avenida Central);
5.    Casa Linhares (bairro da Barra);
6.   Embarcações (canoas, botes e baleeiras em toda a margem do Rio Camboriú);
7.   Engenho de Farinha (se encontra nos Bairros São Judas Tadeu e Taquaras);
8.   Hotel Fischer (Av. Atlântica, pontal sul);
9.    Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Rua Indonésia, bairro das Nações);
10. Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (2.300, centro);
11. Igreja nossa Senhora do Bom Sucesso (Bairro da Barra);
12. Marambaia Cassino Hotel (Av. Atlântica, pontal norte);
13. Paróquia Santa Inês (Rua 1400, Centro);
14. Pesca da Tainha;
15. Ponte pênsil (Bairro Vila real);
16. Praça do Pescador (Bairro da Barra);
17. Salgas (margem do Rio Camboriú);
18. Sitio arqueológico (Praia de Laranjeiras);
19. Monumento Janio Quadros (Av. Atlântida);
20. Praça Marques de Tamandaré (Av. Atlântida);
21. Sereias (Avenida do Estado);
22. Cristo Luz.

ATENÇÃO SE ORGANIZE:
·         Este trabalho é individual;
·         Obrigatório ter a foto do patrimônio;
·     Data de entrega do cartaz e apresentação dia 14/11/2011 (segunda-feira). Não será permitida a entrega de trabalhos atrasados.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

sábado, 15 de outubro de 2011

CASA DO HOMEM DO MAR

Os alunos do C.E.M. Vereador Santa do 7ª ano visitaram no dia 15/10/2011 (sábado) o museu "CASA DO HOMEM DO MAR" se localiza em Bombinhas, SC. A Casa do Homem do Mar é um Museu de História Naval, e busca resgatar, desde os primórdios da humanidade até nossos dias, a relação do homem com os oceanos em seus mais variados aspectos. Você encontra toda a história marítima da humanidade. Um museu muito bem organizado, por áreas temáticas e amplo acervo, recomendamos a todos! 
Agradecimento especial as alunas monitoras do 8ª ano e a professora de português Kelly­ Ambrosio­ ­­ que prontamente aceitou o convite para ir junto no museu, bem no dia do professor! 

Seguem algumas fotos:


Localização:

Visualizar Casa do Homem do Mar em um mapa maior

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

domingo, 9 de outubro de 2011

Alunos do C.E.M. Vereador Santa de Balneário Camboriú chega as quartas de finais na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Duas equipes do C.E.M. Vereador Santa se destaca nacionalmente, por chegar as quartas de finais com mais de 65 mil inscritos na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB),  deixando para traz 60 mil competidores em todo o Brasil e ficando entre as 22 equipes do estado de SC. A competição acontece do 8ª ano do ensino fundamental até o 3ª ano do ensino médio, com as mesmas provas. A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa inédita no país. Mais comum nas áreas das Ciências Exatas, a inserção do estudo da História em uma competição envolvendo estudantes do ensino fundamental e médio evidenciou uma imensa demanda reprimida por atividades nesse sentido. A Olimpíada acontece uma vez por ano e, em sua terceira edição, em 2011, contou com mais de 65 mil inscritos, com representantes de todos os estados do território nacional.
Envolvendo conhecimentos fundamentais para a formação, tanto científica, quanto cidadã do estudante, a Olimpíada Nacional em História do Brasil envolve as equipes em um estudo não apenas de conteúdo, mas de olhar e pensar criticamente a história.
O trabalho coletivo é um dos princípios da Olimpíada. Todas as suas fases são realizadas em equipes, compostas por três estudantes e um professor. As provas são estruturadas para serem realizadas em conjunto pela equipe e com consulta, favorecendo processo de aprendizagem dos conteúdos durante toda a competição.
A metodologia utilizada permite aos estudantes e professores trabalharem como historiadores, pelo contato direto com documentos históricos, imagens e informações que precisam ser analisadas e processadas. As respostas apresentam graus diferentes de acerto, demandando debate entre o grupo.
A utilização da internet é outro aspecto inovador do projeto, pois incentiva os alunos a entender como acontece a história e não mais decorar datas e fatos!

O professor orientador Onoél Neves de Oliveira parabeniza as duas equipes:
  • Eduarda Heloisa Costa Duarte - 8ª AM
  • Grazielle Bohora Silva Gonçalves - 8ª BM
  • Leticia Cristina Joaquim - 8ª BM
  • Leticia Daiane Bencke da Silva - 8ª BM
  • Richard Vieira Wolff - 8ª AM
  • Vitória Imai Amorim - 8ª AM

200 anos da chegada da família real

A Corte portuguesa aportava no Rio de Janeiro. Conheça os personagens deste marco histórico e leia análises sobre seu impacto
 

Como os estudantes usam a tecnologia?

Students Love Technology
Via: OnlineEducation.net

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

10 mil acessos!!!


O professor Onoél gostaria de compartilhar com todos os nossos leitores a alegria de alcançarmos na noite de 15/09/11 a marca de 10 mil acessos em um período de 6 meses de existência do blog. Temos em média 1.666 acessos por mês.
 Este número motiva a continuar fazendo deste blog um espaço para a aprendizagem significativa na era digital.

Muito obrigado!!!

domingo, 11 de setembro de 2011

Rádio História - 8º ano



Prazo para entrega: 25/09/11 até as 12 h (meio-dia)

Em viagens no tempo e no espaço, a rádio acompanha “ao vivo” os acontecimentos que marcam a História do Brasil e do mundo.
A ideia de uma rádio que fosse de fato “testemunha ocular da História” – como se intitulava o programa “Repórter Esso” (1941-1968) – nasceu da constatação da intimidade que os estudantes têm com diversas ferramentas tecnológicas.
A proposta de construção colaborativa de uma rádio virtual abre a possibilidade de reunir o uso de softwares de gravação e edição e a publicação das notícias por meio do blog do professor Onoél. Acima de tudo, mantém a principal ferramenta de qualquer trabalho prático com essa faixa etária: sua criatividade.
1ª etapa: Divisão de grupos (3 integrantes) e pautas de cada um.
2ª etapa: Estudo em classe, pesquisa complementar por parte dos alunos, produção dos textos e, finalmente, a gravação, a edição e a postagem no YouTube.
Para colocar a rádio “no ar”, são necessários poucos recursos: um computador com ferramentas de multimídia, software para edição de arquivos de vídeo (movie maker, ou qualquer outro da sua preferência) e acesso à Internet. Modelos de reportagens da Rádio História pode ser ouvidos aqui, onde qualquer um pode ouvir os boletins.

Ex. URGENTE!!! Sertanejos de Canudos derrotam novamente a República!!!!

As produções serão feitas pelos alunos no laboratório de informática da escola, agendando horário com o professor Adalberto, ou em sua casa. Uma vez gravados os boletins, a etapa final é de responsabilidade do professor de publicar no blog.
Além das vozes de apresentadores, repórteres e entrevistados, os boletins podem ser incrementados com efeitos sonoros relacionados ao evento relatado. Na cobertura da terceira expedição enviada a Canudos, por exemplo, sons de artilharia são ouvidos ao fundo. Já a repórter que cobria na rua a Revolta da Vacina foi interrompida pelo barulho da baderna que tomou conta da capital federal. Chega-se a ouvir um bonde tombando. A sonoplastia transmite a impressão de que o repórter realmente fala do local onde ocorreram os fatos, enriquecendo o resultado final, esta é a “cereja do bolo”. O único cuidado que se deve ter é o de utilizar sons ou canções com licença gratuita, para evitar qualquer problema legal devido a possíveis direitos autorais. Existem sites na Internet que fornecem conteúdo gratuito como:
Para padronizar todas as reportagens tem que iniciar assim:

Inicio

Olá aqui quem fala é ............................... da rádio história, programa ........................., acabamos de receber uma notícia que esta abalando a estrutura brasileira.................................


Seu texto


Fim

A rádio História é um oferecimento da Escola Vereador Santa, a escola que te prepara para o futuro!

A qualquer momento voltaremos com mais notícias com acontecimentos que marcam a História do Brasil e do mundo.
   
Depois de publicar sua reportagem no YouTube, poste um comentário na notícia com as seguintes informações:
  1. Integrantes:
  2. Números:
  3. Turma:
  4. Assunto:
Link do vídeo no YouTube:
É isso aí pessoal  mãos a obra!!!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dados do professor: questionário 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

O questionário é uma forma de conhecermos melhor os participantes da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil e de aprimorarmos as edições futuras. Os dados do Professor orientador:


Nome: Onoél Neves de Oliveira
E-mail: onoelneves@yahoo.com.br

Ano de nascimento: 1981

1.1 Qual seu nível máximo de formação?
Mestrado
 1.2 Sua graduação é em história?
Sim
1.3 Você leciona apenas a disciplina de história?
Sim
1.4 Em quantas escolas você leciona atualmente?
1
 1.5 Por quantas turmas de história você é responsável atualmente nos ensinos fundamental e médio?
5 a 10
 1.6 Você participou de alguma edição anterior da ONHB?
Não

Importante:  
* O não preenchimento do questionário implica não receber os pontos desta tarefa. Agora é com vocês, preencha corretamente com seus dados e envie a tarefa!

* Olimpíada disponibiliza arquivo em formato pdf com a PROVA da primeira fase online. Agora, os participantes podem baixar e imprimir o documento sem precisar acessar a sala da equipe.

domingo, 14 de agosto de 2011

Visita Virtual: Basílica de São Pedro - 7º ano


Basílica de São Pedro: Situada no Vaticano, a Basílica de São Pedro foi reconstruída no séc. XVI com dinheiro arrecadado da venda de indulgências. Foi o estopim que levou Lutero a romper com a Igreja Católica. Imperdível!

D. JOÃO CARIOCA- A CORTE NO BRASIL 8º ano-Revisão

Bom conteúdo para a revisão, a série do Canal Futura de 12 pequenos vídeos baseados na Revista em Quadrinhos Dom João Carioca a Corte no Brasil de Spacca, escritor e ilustrador, e da historiadora Lilia Moritz Schwarcz. A série conta os principais fatos que ocorreram no período joanino, os 13 anos que Dom João esteve no Brasil. Para assistir os demais vídeos, acesse aqui no Canal Futura