sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Rádio História Dona Lili - 8º ano

Em viagens no tempo e no espaço, a rádio acompanha “ao vivo” os acontecimentos que marcam a História do Brasil e do mundo. 
A ideia de uma rádio que fosse de fato “testemunha ocular da História” – como se intitulava o programa “Repórter Esso” (1941-1968) – nasceu da constatação da intimidade que os estudantes têm com diversas ferramentas tecnológicas.
A proposta de construção colaborativa de uma rádio virtual abre a possibilidade de reunir o uso de softwares de gravação e edição e a publicação das notícias por meio do blog do professor Onoél. Acima de tudo, mantém a principal ferramenta de qualquer trabalho prático com essa faixa etária: sua criatividade.

1ª etapa: Divisão de grupos (3 integrantes a 4 integrantes) e pautas de cada um.

2ª etapa: Estudo em classe, pesquisa complementar por parte dos estudantes, produção dos textos e, finalmente, a gravação, a edição e a postagem no YouTube.

Para colocar a rádio “no ar”, são necessários poucos recursos: um computador com ferramentas de multimídia, software para edição de arquivos de vídeo (movie maker, ou qualquer outro da sua preferência) e acesso à Internet. Modelos de reportagens da Rádio História pode ser ouvidos aqui, onde qualquer um pode ouvir os boletins.





Para quem não tiver internet em casa pode ser feitas as produções no laboratório de informática da escola, agendando horário com o professor James. Uma vez gravados os boletins, a etapa final é de responsabilidade do professor de publicar no blog.

Além das vozes de apresentadores, repórteres e entrevistados, os boletins podem ser incrementados com efeitos sonoros relacionados ao evento relatado. Na cobertura da terceira expedição enviada a Canudos, por exemplo, sons de artilharia são ouvidos ao fundo. Já a repórter que cobria na rua a Revolta da Vacina foi interrompida pelo barulho da baderna que tomou conta da capital federal. Chega-se a ouvir um bonde tombando. A sonoplastia transmite a impressão de que o repórter realmente fala do local onde ocorreram os fatos, enriquecendo o resultado final, esta é a “cereja do bolo”. O único cuidado que se deve ter é o de utilizar sons ou canções com licença gratuita, para evitar qualquer problema legal devido a possíveis direitos autorais. Existem sites na Internet que fornecem conteúdo gratuito como:

·                     Baixa mais
·                     Soundsnap 
·                     Áudio Micro
·                     Soundrangers
·                     WavSource
·                     Som de Animais digital
·                     Vinhetas
·                     Efeitos Sonoros

Para padronizar todas as reportagens tem que iniciar assim:

Início

Olá aqui quem fala é............................... da rádio história, programa ........................., acabamos de receber uma notícia que esta abalando a estrutura brasileira.................................


Seu texto...


Fim

A rádio História é um oferecimento do Centro Educacional Municipal  Dona Lili, a escola que te prepara para o futuro!

A qualquer momento voltaremos com mais notícias e acontecimentos que marcam a História do Brasil e do mundo.
Para quem vai gravar seu áudio no celular vai ai:  6 ferramentas online para editar áudio e vídeo
Depois de publicar sua reportagem no YouTube, preencha o formulário abaixo:

Envie seu link na imagem abaixo:



É isso aí pessoal  mãos a obra!!!

Nenhum comentário: