domingo, 10 de outubro de 2010

CONSTRUINDO A HISTÓRIA


TRABALHO DE DETETIVE
Trata-se de uma introdução ao curso de História, que contém um dossiê no qual se incluem o roteiro de investigação e os elementos sobre um caso fictício, supostamente ocorrido no em Camboriú/SC. O documento que levanta o caso é um informe da polícia sobre uma jovem chamada Marta. Junto a esse detalhado informe há uma série de documentos que, supõe-se, estavam na bolsa da garota.
Nesta oficina não são formulados objetivos conceituais ou de conteúdos históricos, pois estes não estão presentes. O caso é meramente policial e serve como introdução ao estudo de história. No entanto, existem conteúdos que envolvem comportamentos e atitudes, já que se pretende, desde o início do ano letivo, que o aluno saiba ordenar corretamente uma informação e tente formular hipóteses sobre qualquer caso que se apresente, assim como aceitar opiniões contrárias às suas. Finalmente, há que se levar em conta que esta oficina é importante para iniciar os alunos na técnica de debate.
O professor expos brevemente em que consiste o trabalho dos historiadores. Destacou a tarefa de busca e seleção de fontes e fará a comparação entre essa atividade e as que realizam um detetive para resolver um caso. O docente interpretou um Inspetor chamado Tedi com seu respectivo figurino de detetive, auxiliando o lúdico da oficina.
Posteriormente, os alunos investigar um caso fictício, como se fossem detetives encarregados da sua investigação. Para isso, deveram ser seguidas as pautas marcadas no guia de investigação, mas primeiro fizeram a leitura do informe policial no qual os fatos são detalhados.
Depois dessa leitura, surgirão as perguntas: Quem era essa garota? Com que tipo de gente se relacionava? Que fez durante as horas que antecederam sua morte? Qual foi a causa da morte? Para proceder ordenadamente é preciso seguir o questionário do guia. Para responder a ele, será necessário utilizar todos os documentos anexados. Isso possibilitará a formulação das mais diversas hipóteses.
É preciso ter presente que o caso não tem um desenlace previsto. Não se trata de achar a solução. Trata-se de aprender como trabalhar nas aulas de História.
Alguns acontecimentos alteram a monotonia de nossas vidas. Para averiguar o que e por que ocorrem, os detetives e policiais realizam uma investigação. Historiadores e detetives utilizam procedimentos de trabalho parecidos. Este trabalho se deu no dia 19/03/2010.
Foi um trabalho que instigou os alunos pra ser questionadores, desmitificando que a história já vem pronta, aprendendo a valorizar as suas fontes de pesquisa.

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