domingo, 7 de novembro de 2010

A BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL. PRESENTE DA UNESCO PARA A HUMANIDADE INTEIRA !!!!

 Já está disponível na Internet, através do síte www.wdl.org
 É uma notícia QUE NÃO SÓ VALE A PENA REENVIAR MAS SIM É UM DEVER ÉTICO, FAZÊ-LO!!
 REÚNE MAPAS, TEXTOS, FOTOS, GRAVAÇÕES E FILMES DE TODOS OS TEMPOS E EXPLICA EM SETE IDIOMAS AS JÓIAS E RELÍQUIAS CULTURAIS DE TODAS
  AS BIBLIOTECAS DO PLANETA.
 TEM, SOBRE TUDO, CARÁCTER PATRIMONIAL" , ANTECIPOU EM LA NACION ABDELAZIZ ABID, COORDENADOR DO PROJECTO IMPULSIONADO PELA UNESCO E OUTRAS 32 INSTITUIÇÕES. A BDM NÃO OFERECERÁ DOCUMENTOS CORRENTES, A NÃO SER "COM VALOR DE PATRIMÓNIO, QUE PERMITIRÃO APRECIAR E CONHECER MELHOR AS CULTURAS DO MUNDO EM IDIOMAS DIFERENTES: ÁRABE, CHINÊS, INGLÊS, FRANCÊS, RUSSO, ESPANHOL E PORTUGUÊS. MAS HÁ DOCUMENTOS EM LINHA EM MAIS DE 50 IDIOMAS".
 ENTRE OS DOCUMENTOS MAIS ANTIGOS HÁ ALGUNS CÓDICES PRECOLOMBIANOS, GRAÇAS À CONTRIBUIÇÃO DO MÉXICO, E OS PRIMEIROS MAPAS DA AMÉRICA, DESENHADOS POR DIEGO GUTIÉRREZ PARA O REI DE ESPANHA EM 1562", EXPLICOU ABID.
 OS TESOUROS INCLUEM O HYAKUMANTO DARANI , UM DOCUMENTO EM JAPONÊS PUBLICADO NO ANO 764 E CONSIDERADO O PRIMEIRO TEXTO IMPRESSO DA HISTÓRIA; UM RELATO DOS AZETECAS QUE CONSTITUI A PRIMEIRA MENÇÃO DO MENINO JESUS NO NOVO MUNDO; TRABALHOS DE CIENTISTAS ÁRABES DESVELANDO O MISTÉRIO DA ÁLGEBRA; OSSOS UTILIZADOS COMO ORÁCULOS E ESTEIRAS CHINESAS; A BÍBLIA DE GUTENBERG; ANTIGAS FOTOS LATINO-AMERICANAS DA BIBLIOTECA NACIONAL DO BRASIL E A CÉLEBRE BÍBLIA DO DIABO, DO SÉCULO XIII, DA BIBLIOTECA NACIONAL DA SUÉCIA
 FÁCIL DE NAVEGAR:
 CADA JÓIA DA CULTURA UNIVERSAL APARECE ACOMPANHADA DE UMA BREVE EXPLICAÇÃO DO SEU CONTEÚDO E SEU SIGNIFICADO. OS DOCUMENTOS FORAM PASSADOS POR SCANNERS E INCORPORADOS NO SEU IDIOMA ORIGINAL, MAS AS EXPLICAÇÕES APARECEM EM SETE LÍNGUAS, ENTRE ELAS O PORTUGUÊS.
 A BIBLIOTECA COMEÇA COM 1200 DOCUMENTOS, MAS FOI PENSADA PARA RECEBER UM NÚMERO ILIMITADO DE TEXTOS, GRAVADOS, MAPAS, FOTOGRAFIAS E ILUSTRAÇÕES.
 COMO SE ACEDE AO SÍTIO GLOBAL ?
 EMBORA SEJA APRESENTADO OFICIALMENTE NA SEDE DA UNESCO, EM PARIS, A BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NA
 Internet, através do sítio www.wdl.org [3] . O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar directamente pela Web , sem necessidade de se registarem.
 Permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), embora os originas existam na sua língua original.
 DESSE MODO, É POSSÍVEL, POR EXEMPLO, ESTUDAR EM DETALHE O EVANGELHO DE SÃO MATEUS TRADUZIDO EM ALEUTIANO PELO MISSIONÁRIO RUSSO IOANN VENIAMIOV, EM 1840. COM UM SIMPLES CLIQUE, PODEM-SE PASSAR AS PÁGINAS DE UM LIVRO, APROXIMAR OU AFASTAR OS TEXTOS E MOVÊ-LOS EM TODOS OS SENTIDOS. A EXCELENTE DEFINIÇÃO DAS IMAGENS PERMITE UMA LEITURA CÓMODA E MINUCIOSA.
 ENTRE AS JÓIAS QUE CONTEM NO MOMENTO A BDM ESTÁ A DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS, ASSIM COMO AS CONSTITUIÇÕES DE NUMEROSOS PAÍSES; UM TEXTO JAPONÊS DO SÉCULO XVI CONSIDERADO A PRIMEIRA IMPRESSÃO DA HISTÓRIA; O JORNAL DE UM ESTUDIOSO VENEZIANO QUE ACOMPANHOU FERNÃO DE MAGALHÃES NA SUA VIAGEM AO REDOR DO MUNDO; O ORIGINAL DAS "FÁBULAS" DE LAFONTAINE, O PRIMEIRO LIVRO PUBLICADO NAS FILIPINAS EM ESPANHOL E TAGALOG, A BÍBLIA DE GUTEMBERG, E UMAS PINTURAS RUPESTRES AFRICANAS QUE DATAM DE 8.000 A.C..
 DUAS REGIÕES DO MUNDO ESTÃO PARTICULARMENTE BEM REPRESENTADAS: AMÉRICA LATINA E MÉDIO ORIENTE. ISSO DEVE-SE À ACTIVA PARTICIPAÇÃO DA BIBLIOTECA NACIONAL DO BRASIL, À BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA NO EGIPTO E À UNIVERSIDADE REI ABDULÁ DA ARÁBIA SAUDITA.
 A ESTRUTURA DA BDM FOI DECALCADA DO PROJECTO DE DIGITALIZAÇÃO DA BIBLIOTECA DO CONGRESSO DOS ESTADOS UNIDOS, QUE COMEÇOU EM 1991 E ACTUALMENTE CONTÉM 11 MILHÕES DE DOCUMENTOS EM LINHA.
 OS SEUS RESPONSÁVEIS AFIRMAM QUE A BDM ESTÁ SOBRETUDO DESTINADA A INVESTIGADORES, PROFESSORES E ALUNOS. MAS A IMPORTÂNCIA QUE REVESTE ESSE SÍTIO VAI MUITO ALÉM DA INCITAÇÃO AO ESTUDO DAS NOVAS GERAÇÕES QUE VIVEM NUM MUNDO ÁUDIO-VISUAL.

Nenhum comentário: