terça-feira, 3 de abril de 2012

Como eram as guerras medievais? - 7º ano

Durante a Idade Média, a Europa foi palco de inúmeras guerras sangrentas que levaram à morte de milhares de pessoas. Estas guerras aconteciam por diversos motivos: disputas territoriais, saques, questões políticas, rivalidades familiares e aumento de poder. As guerras eram tão importantes na sociedade medieval, que a nobreza militarizada, principalmente a cavalaria, tinha uma posição de destaque nos feudos e reinos. Os guerreiros possuíam grande importância e prestígio social e econômico. Preparavam-se desde a infância para serem guerreiros eficientes, leais e corajosos.
Estas guerras aconteciam entre feudos, reinos e até mesmo religiões. Neste último caso, podemos citar as Cruzadas, que foram batalhas entre cristãos e muçulmanos. As relações de vassalagem e suserania mobilizavam grandes contingentes de cavaleiros e guerreiros para as guerras. As guerras envolviam a utilização de vários armamentos. Entre os pessoais, podemos citar espada, elmo, armadura e escudo. O cavalo era o meio de transporte usado para o deslocamento durante as batalhas. Além dos instrumentos pessoais, podemos citar a catapulta. Esta arma era muito usada na invasão dos castelos.
Cavaleiro medieval

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

VTNC! se não tem oqe fazer não fica inventando Babaquices sobre o professor pdc? se eu descobrir qm foi o fdp q comentou aqui pode apostar que vai sair bem caro isso ;) SÓ CUIDADO !!!
ass: SEU PIOR PESADELO <3